março 27, 2005

As Mãos



De há uns anos para cá, às vezes mais e às vezes menos, dá-me para pensar nas mãos...na sua importância, no nosso descuido para com elas, quase desleixo...

Há algum tempo estive a participar numa feira, onde a divulgação da empresa passava pela distribuição do vulgar "papelinho" que, invariavelmente, as pessoas recolhiam com..as mãos! (akeles que não nos ignoravam ou diziam que já tinham..)e deparei-me com mãos tão diferentes!..todas elas contavam uma história. Todas elas diferentes. Vi mãos cuidadas, mãos ásperas, mãos calejadas, rugosas..vi mãos pequeninas de bebés, mãos abertas e suaves de meninos que vinham pedir rebuçados. Vi mãos inchadas, associadas a peles rugosas..vi mãos que começavam a formar uma pele grossa devido ao inicio da uma vida mais exigente..vi mãos tratadas, que procuravam esconder a dura realidade de outros tempos..

Há dias, um conjunto de técnicos (e não só), passou um dia inteiro a estudar umas mãos que o dono (a dona) diz não estarem boas (uma delas não está)..e depois de lhe terem dito que o problema seria da cabeça e não da mão..os técnicos disseram que sim. Que o problema era da mão.

E que para que ela fique boa, vai ter que a imobilizar por um (longo) mês..

março 26, 2005

Feliz Páscoa



Santa e feliz Páscoa para todos!!

março 22, 2005

7/12/03

...Falaremos do tempo com os olhos presos dentro das
chavenas,
inventaremos palavras cruzadas na areia... jogos
e murmurios de dedos por baixo da mesa.
Beberemos café,
sorriremos a pessoas e a coisas.
Caminharemos lado a lado, os ombros tocando-se
(se estivesses aqui!)
em silencio olhariamos a foz do rio.
Eh o brincar agitado do sol nas maos das crianças
descalças.
Hoje


Al Berto

março 15, 2005

raio-x de um cerebro masculino

oração por um dia melhor..

março 14, 2005

março 13, 2005

o amor

No princípio todos os seres eram hermafroditas,
Até que Deus os separou em duas metades,
Que, a partir daí, erram pelo mundo e se procuram.
O amor é a busca dessa metade perdida de nós mesmos.



Platão

março 07, 2005

Minha saudade

Hoje me deu uma saudade de você...uma saudade imensa..uma saudade gostosa, como chuva de verão no fim da tarde, quando cê tá saindo da praia, e as minusculas gotas que vão caindo do céu se misturam com o imenso oceano que você tem na sua frente. Uma saudade quente, como pastel com doce de leite, doce como pizza de brigadeiro, garapa ou guaraná gelado com laranja. Uma saudade preguiçosa como manhã na rede, animada como meu aniversário de três anos (é sim, eu lembro, tinha galinha comendo milho, churrasco e bolo com palhaço). Uma saudade nova, como cada rua dessa cidade linda, diferente como cada banca da feira hippie, ou tranquila como passeio no calçadão, com direito a pastel de catupiry e uma espiga cozida. Saudade tranquila como o mar enorme que servia de pano de fundo ao meu quarto, com pequenos pontos luminosos pontuando o espelho lunar. Uma saudade imensa como meu país, do tamanho dessa distância que separa você de mim.

março 06, 2005

Fotografia



Cada vez que yo me voy
Y al lado de mi piel tus fotografias
Para verlas cada vez
Que tu ausencia me devora entero el corazón
Y yo no tengo remedio más
Que amarte...

En la distancia te puedo ver
Cuando tus fotos me siento a ver
en las estrellas tus ojos ve
Cuando tus fotos me siento a ver

Cada vez que te busco te vas
Cada vez que te llamo no estas
es por eso que debo decir que tu sol en mis fotos se estas(BIS)

Cuando hay un abismo desnudo que se pone entre los dos
Yo me valgo del recuerdo la se turno de tu voz
Y de nuevo siento enfermo este corazón
Que no lo quede remedio mas que amarte

En la distancia te puedo ver
cuando tus fotos me siento a ver
en las estrellas tus ojos ve
Cuando tus fotos me siento a ver

Cada vez...


Juanes e Nelly Furtado

março 04, 2005

Temos Governo!

O XVII Governo.

março 01, 2005

SNS

Hoje tive que ir ao centro de saúde..e talvez por ser dia 1 de março (ou não), aquilo estava o verdadeiro caos! Faz-me um pouco de confusão existir um papel no bancão que diga "fila única, por favor respeite a privacidade de quem está no balcão a ser atendido" e depois seja a própria funcionária (que pôs lá o aviso) a dizer aos utentes que se podem aproximar, "porque é só pra carimbar" ou " já tem consulta marcada". Mas isso ainda é o de menos. Não me parece, de todo, admissivel que alguém tenha que esperar mais de 2 MESES para poder ter uma consulta médica (hoje só se marcavam consultas a aprtir do meio de Maio). Tudo bem que muitas delas são apenas de rotina mas..e as pessoas que estão REALMENTE doentes? Para conseguirem ter uma das cinco consultas diárias (e assim serem vistos pelo médico de familia no próprio dia), essas pessoas (doentes) têm que marcar vez à porta do centro de saúde, antes mesmo de este abrir (as pessoas começam a juntar-se à porta ás 6h30 da matina..)sendo que o centro de saúde abre às 8hrs e até essa hora, as pessoas que precisam de ser vistas por um médico, estão cá fora, na rua, sujeitas a todas as condições atmosféricas.
As funcionárias que estão no balcão, e que fazem "o favor" de nos atender (não todas, mas muitas delas) não têm o minimo de tacto com grávidas, pessoas idosas e/ou doentes.
Será que falta muito para que alguém se aperceba que, mais do que comprar submarinos e fazer inaugurações é preciso olhar (com olhos de ver) para o nosso sistema nacional de saúde?..porque se este for melhorado, de certeza que estatremos a contribuir para o aumento da tão falada "productividade nacional"..que por acaso, também tem andado abatida...
Será que já foi a um qualquer centro de saúde deste país (tentar) marcar uma consulta?