março 19, 2008

Preterir

do Lat. praeterire

v. tr.
,
deixar atrás;
pôr de parte;
desprezar;
prescindir de;
abstrair de;
passar em silêncio;
omitir.


É das palavras que me causa estranheza. Preferir A a B, escolher um em desfavor de outro...ao mesmo tempo eufemismo, quando gentilmente informamos o mundo que fomos "preteridos" para um lugar, em favor de alguém mais velho, com mais experiência, do sexo oposto...e no fundo, queremos dizer que não, não conseguimos conquistar aquilo a que nos propúnhamos, que simplesmente houve alguém que não nos quis ali, que não achou que servíssemos..."Às vezes há vezes, em que por vezes" me assusto. E percebo que há coisas que, mesmo tendo "tudo pra dar certo" acabaram no fundo de um cesto de papeis, num dossier enfiado num armário, até que alguém volte a tropeçar naquilo, sentar, sacudir o pó, ler e reler as ideias, apontamentos, demorar a decifrar a caligrafia pequenina no canto da pagina e pensar...isto tinha tudo pra dar certo..!! e voltar a deixar que os papeis se acumulem, mais uma vez, em cima de um sonho adiado num papel. Preterido, porque "não tinha que ser".

E há sempre tantos porquês pra não ser....

março 15, 2008

Memórias olfativas I

Hoje pus o perfume que te dava vontade de me trincar.

Na ponta dos pés peguei no frasco e voltei a ti. O perfume de dias felizes em que andamos, abraçados, a descobrir um pouco de uma cidade que se tornou nossa. Em que perguntavas o porquê de estar tão bonita todos os dias, de ter tanto cuidado com a roupa, a pintura sempre nos olhos, a mala a condizer, e te respondia com sorriso aberto e um beijo roubado. O aroma de um tempo tão nosso, descoberto por acaso (como as melhores coisas da vida) e que dizias ter uma química única em mim. O que te quis dar e recusaste, já que a tua lembrança seria sempre a do seu sabor na minha pele, não de um liquido fechado num vidrinho de cheiro.

O perfume que usei pela última vez, contigo....na porta do comboio, entre beijos, abraços e muitas lágrimas, e que me proibiste de voltar a usar, com medo que outro que não tu gostasse do leve aroma a pêra....que hoje me fez voltar.