Hoje tive que ir ao centro de saúde..e talvez por ser dia 1 de março (ou não), aquilo estava o verdadeiro caos! Faz-me um pouco de confusão existir um papel no bancão que diga "fila única, por favor respeite a privacidade de quem está no balcão a ser atendido" e depois seja a própria funcionária (que pôs lá o aviso) a dizer aos utentes que se podem aproximar, "porque é só pra carimbar" ou " já tem consulta marcada". Mas isso ainda é o de menos. Não me parece, de todo, admissivel que alguém tenha que esperar mais de 2 MESES para poder ter uma consulta médica (hoje só se marcavam consultas a aprtir do meio de Maio). Tudo bem que muitas delas são apenas de rotina mas..e as pessoas que estão REALMENTE doentes? Para conseguirem ter uma das cinco consultas diárias (e assim serem vistos pelo médico de familia no próprio dia), essas pessoas (doentes) têm que marcar vez à porta do centro de saúde, antes mesmo de este abrir (as pessoas começam a juntar-se à porta ás 6h30 da matina..)sendo que o centro de saúde abre às 8hrs e até essa hora, as pessoas que precisam de ser vistas por um médico, estão cá fora, na rua, sujeitas a todas as condições atmosféricas.
As funcionárias que estão no balcão, e que fazem "o favor" de nos atender (não todas, mas muitas delas) não têm o minimo de tacto com grávidas, pessoas idosas e/ou doentes.
Será que falta muito para que alguém se aperceba que, mais do que comprar submarinos e fazer inaugurações é preciso olhar (com olhos de ver) para o nosso sistema nacional de saúde?..porque se este for melhorado, de certeza que estatremos a contribuir para o aumento da tão falada "productividade nacional"..que por acaso, também tem andado abatida...
Será que já foi a um qualquer centro de saúde deste país (tentar) marcar uma consulta?
2 Comments:
deve ser uma das razões pela qual tenho aversão a médicos e a esse tipo de sítio em geral. qualquer dia descubro que tenho um anão tocador de bandolim alojado no tórax, tenho que ser operado de urgência e aí como é que fico, hã? Queres ver que vou ter de me chatear?
Tens toda a razão. E garanto-te que o caos que testemunhaste é uma pequena amostra do quotidiano dos Centros de Saúde Portugueses! Faço sempre o máximo para evitar lá ir. Tenho a estranha sensação que quem sai de lá, vem mais doente do que quando entrou! :s
Enviar um comentário
<< Home