dezembro 28, 2005

(ainda) o aumento do tabaco

Pois é, final do ano e aí vem mais um aumento no preço do tabaco..ronda os 14 por cento(consoante as marcas), são mais 35 cêntimos por maço.

O que mais me chateia neste novo aumento, para além do custo em si, é a utilização do dinheiro resultante deste aumento pelo Estado. Um maço da marca mais vendida em Portugal (Marlboro) passará a custar 2.90€ (contra os actuais 2.55€). "Está barato", dir-me-ão, não sem razão, quando comparado com o preço do mesmo maço em França (que ronda já os 5 euros). Vi hoje numa reportagem da SIC Noticias que este aumento se traduzirá numa receita de mais de mil milhões de euros no final do próximo ano. E sabem para que serve esse dinheiro?? Para combater o défice... Agora pergunto eu: os não-fumadores não contribuem da mesma forma que os fumadores para o défice cada vez maior deste Estado em ruptura onde vivemos? Ou só porque não fumam não contribuem para o rombo?

O que não me deixa calar neste novo aumento não é o mesmo em si, mas a sua utilização futura. Não me digam que este dinheiro servirá para novas e mais abrangentes campanhas de combate ao tabagismo. Sabiam que, neste momento, cada cigarro Marlboro custa 13 cêntimos e 78 por cento desse valor vai direitinho para os cofres do Estado? E que, dos 1milhão e 400mil cigarros comprados neste país até Outubro deste ano, apenas um por cento (sim, UM POR CENTO) do valor arrecadado foi utilizado para a criação e implementação de campanhas de prevenção e combate do tabagismo?

Considero, no minimo "engraçado", que o Estado que está preocupado com a saúde dos fumadores, e por isso lhes aumenta o preço do tabaco, seja o mesmo Estado que, em Outubro passado, tenha deixado na gaveta as novas medidas para regulamentação do acto de fumar em espaços públicos.

Parece ser mais importante fazer com que os fumadores continuem a contribuir para pagar uma parte do défice do que regulamentar importantes questões de saúde pública...como havido sido "prometido".

3 Comments:

Blogger aL said...

não me parece correcto o argumento de que os fumadores estão a "pagar" o défice pelos não-fumadores, até porque basta pensar que os fumadores ou ex-fumadores fazem também aumentar em muito as despesas com o sistema nacional de saúde...

5:15 da tarde  
Blogger Pat said...

poix..esse poderia ser um dos destinos a dar ao dinheiro (a meu ver um dos mais correctos a par de um maior investimento na prevenção)..até pq sabemos da falta de cobertura no tratamento de doenças associadas ao tabaco..

8:12 da tarde  
Blogger Paulo Gomes said...

campanhas e prevençao? e depois como eh que os meninos vao ser homens? e tu que fumas nao sabes bem o mal que faz? eh como as campanhas rodoviarias, vejo e penso "ena, coitadinho" mas nao mudo 1km/h nos meus hábitos. Sinceramente, acho inútil. Ah! Útil é a multa. Assim como o preço do tabaco. O défice agradece.

9:31 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home