julho 04, 2009

Assim, quase de partida

Eh demasiado tarde, mais que horas de estar na cama. Naquela que eh a ultima noite (plos proximos tempos) na minha cama. A mala esta fechada, ha mais uma mochila, um casaco e a minha bolsa para levar. Amanha levo umas calcas de ganga confortaveis, sabrinas e uma tshirt cor de rosa (pois claro). E embora saiba que eh mais que hora de partir, uma parte quer ficar. Com a rubi, no sofa, a ver produccoes nacionais manhosas e mentes criminosas. Uma parte quer voltar aquela rotina. Ambas as partes tem saudades tuas, e dos finais de tarde na estacao, a apanhar sol no final de 10 horas de trabalho. Sao tao pequenos os momentos que dao sentido a tudo, nao sao? Apetece-me chorar, nao sei bem porque. Sei que o meu lugar nao eh mais aqui...e tive uma semana de excepcao. Acredito que as lagrimas tambem possam ser de agradecimento. Ha uma semana atras inventava pretextos pra me manter na cama, hoje nao quero ir dormir. Amanha (mais logo) acordar bem cedo, tomar o pequeno almoco em qualquer lugar e bater perna. Sentir mais uma vez o perfume a flores, ver a calma com que a vida se desenrola. Ha um tempo proprio a ser respeitado. Pausa para olhar para as paredes. Os olhos enchem-se de memorias. Eram verde-agua quando mudamos, passaram a salmao quando o meu irmao deixou de as riscar. A minha guitarra a um canto, os papeis que se acumulam...o quadro que a mae bordou na parede. Tenho a impressao de que falta qualquer coisa na parede em frente a mim, embora nao lembre bem o que. O meu puff azul passou para o corredor, os girassois desapareceram do vaso grande de barro da entrada. Mais papeis. Papeis e livros, por todo o lado. Estas paredes tem demasiados cheiros, ja nao cheiram a nada...cheiram a novas, ao baptizado do meu irmao (so lembro de uma camisola branca com coracoes rosinha e uma sabrinas brancas. e que chovia) ao meu primeiro dia de aulas (em que a mae me fez parar nas escadas para tirar uma foto), ah primeira comunhao (mais um vestido, mais uma foto), promessa de escuteira, comunhao solene, primeiro campo de ferias, secundario, primeira cirurgia (que frio!),universidade, rubi!!!!, alemanha, tese, ferias e...londres. Eu, agarrada ah mae, lavada em lagrimas e ela dizendo que nao era obrigadaa ir...Sao tao "poucos" os anos e tantas as memorias...acho que por isso ha lagrimas. Por tudo o que fica aqui, fechado, enquanto regresso ah minha nova vida.